REFERENCIAL-INFORMATIVA
Cognição e percepção
A Experiência Gamerama
Tese de Doutorado sobre jogos eletrônicos e produção independente no Brasil (2013)

sobre o texto: "O objeto dessa pesquisa lida com a problemática nacional de produção de jogos eletrônicos. Tendo como principal problema a carência de conhecimentos dos agentes produtivos sobre como aplicar competências e habilidades adquiridas no processo de criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos independentes no país, a hipótese é que atividades metodológicas iterativas e interdisciplinares, que conjuguem as habilidades e competências de seus agentes, propiciam melhoras qualitativas e quantitativas nesta situação." Tese
Imagética Eletrolúdica
Dissertação de Mestrado sobre a linguagem visual nos jogos eletrônicos (2006)

sobre o texto: "Dentre as mídias que avançam rumo ao futuro, percebemos os jogos eletrônicos como arautos de uma nova dialogia, calcada no uso tecnológico, transgeracional, interativo, dinâmico e principalmente divertido de nossa produção de imagens. A presente dissertação analisa o fenômeno cultural dos jogos eletrônicos em função de sua visualidade interativa, construções simbólicas que guardam estreita relação com as novas tendências da comunicação in absentia, da hipermidiação e da transmidiação." Dissertação
Electroludens
Trabalho de conclusão de curso de Design em Comunicação Visual sobre design e jogos eletrônicos (2003)

sobre o texto: "Electroludens são um novo meio de comunicação, surgido da necessidade humana da interação. (...) No Festival de cor, som, desafios, objetivos, os electroludens rebatem nossa preocupação com questões há muito prorrogadas de como será o destino do entretenimento e da educação de uma nova geração de aprendizes." TCC
Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas
Artigo para o evento SILID-SIMAR (2015)

sobre o texto: "Conforme as relações simbólicas entre alunos e jogos se mostram desafiadoras aos docentes, se faz necessário pensar em jogos eletrônicos além de simples cosméticos de tópicos factuais." Artigo
Considerações circunstanciais sobre a criação e desenvolvimento independentes de jogos eletrônicos no Brasil
Artigo para a Revista Interstícios v2 (2014)

sobre o texto: "O artigo traz em recorte constatações de pesquisa realizada em doutorado pelo autor, que lida com a problemática nacional de produção de jogos eletrônicos." Artigo